terça-feira, 5 de junho de 2007

O Orkut é só o começo!




Que a internet hoje em dia é essencial para o homem é fato. A questão que está causando rebuliço entre executivos, juristas, leigos e qualquer outro “grupo” social é: em que grau de intensidade ela fará parte de nós?
Primeiro lembremos o início de tudo. Começamos nossa relação com aquele novo e estranho serviço esperando horas para baixar uma música ou um programa. Aborrecíamo-nos com a falta de segurança, instabilidade da conexão, que caía a cada fluxo intenso de usuários conectados ao mesmo tempo e com a pouca variedade de programas on line ou de serviços, já que a velocidade tornava impossível a agilidade e acessibilidade essenciais para que novos mercados pudessem vingar de forma sustentável e lucrativa. Era a era da Internet discada.
Logo depois, alguns com visões empreendedoras e criativas acharam por bem transformar aquele serviço que, por ser novo e inexplorado, era pesado para o bolso do consumidor, em um serviço comum, de qualidade e baixo custo. Abriram-se as portas da tecnologia Banda Larga. E com ela surgiram inúmeras inovações, tanto em forma de serviços – Google e Orkut, por exemplo - como em uma nova realidade atingida pela evolução humana. Oras, o que era videoconferência, compras sem sair de casa e fácil acesso a qualquer tipo de conteúdo antes da Banda Larga? Esta é a era digital que nós, brasileiros, vivemos agora. Mas saiba que, como em tantos outros aspectos, estamos um pouco atrasados.
Não que sejam inexistentes iniciativas parecidas aqui no Brasil mas outros países parecem já estar cientes de que a Internet ainda é um terreno muito inexplorado. Tomemos Cingapura como exemplo, ou melhor, possível protótipo, de um país possuidor da Internet do futuro. Com aproximadamente 4,5 milhões de habitantes vivendo em uma área menor que Salvador, pobre em recursos minerais e quase que sem água, este país tornou-se um pólo industrial relevante no mercado internacional, atendo-se principalmente no setor eletrônico, e em outros como turismo e biotecnologia.
A população cingapuriana experimentará, estima-se que até 2015, um programa que irá abrir as portas da primeira grande Era Digital – trata-se do iN2015, Inteligente Nation 2015. Uma das idéias principais desse programa é que 90% dos habitantes tenham velocidade de acesso na internet de 1 gigabit por segundo. As conseqüências de uma internet quase 130 vezes mais rápida que a vigente na maioria dos lares e empresas hoje em dia - viabilizada pela utilização de fibras óticas, que chegam diretamente nas casas, sede empresarias etc - serão tão assustadoras para nossos padrões atuais que parece utopia a inversão de horas ou dias necessários para se baixar filmes, jogos, e programas mais pesados, por exemplo, em meros segundos. Não sentiu a potência dessa nova revolução?
Então imagine policiais conectados 24h por dia em redes de informações integradas, passando imagens reais das situações e locais em que se encontram, sem atraso ou qualquer outro prejuízo que o tempo possa oferecer para agilidade de ação da polícia. Ou então alunos passeando, sem sair de suas cadeiras, e em tempo real, pelo Museu do Louvre. Assistindo a tudo com uma definição de imagem de altíssima qualidade. Hospitais oferecendo serviços em que é somente você precisar que um médico estará lá, ao vivo, em seu monitor ou celular, falando quais os procedimentos que você deve tomar. Não é o bastante? Então passe a desejar um novo dispositivo portátil que recebe mapas fotográficos de sua atual localização e sinais que indicam por onde seguir, caso você queira ir a algum canto e não saiba como chegar lá: uma bússola digital. Ao movimentar-se pela tela, sobre os telhados dos prédios, os nomes das lojas, serviços e qualquer outra espécie de negócio irão aparecer. É só tocar em um dos telhados e o site daquela empresa abrirá. Enfim, seria esquecido de nosso vocabulário a expressão “entrar na internet”, pois estaríamos sempre ligados à rede, devido à já existente tecnologia wi-fi - internet sem fio. Realidade que começa a ser tornar usual já em algumas cidades brasileiras, não somente em universidades ou prédios empresariais, por exemplo. Visto que nós, estudantes de Direito, não podemos ignorar a realidade presente ou futura, pois nossa tarefa, acima de tudo, é guiar o homem para o cumprimento da Justiça e manutenção da paz social, embargando o bem comum, a segurança e a garantia dos direitos naturais, a fim de que a raça humana possa viver em harmonia com si própria e com a mãe natureza é que se diz ser de suma importância nos tornarmos atualizados e prontos para enfrentar o que, de forma muito mais presente e concreta do que hoje, será possivelmente chamado de direito digital. É preciso ter a consciência de que casos parecidos com o da estudante de direito F.F, 24 anos, que teve fotos comprometedoras divulgadas na internet, tendo que sair escoltada pela Polícia Militar para não ser praticamente linchada em sua faculdade,a Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha irão infelizmente acontecer com muito mais freqüência e intensidade, pois o homem não é idôneo para tudo, muito menos para seguir a ética tão idolatrada pelos livros jurídicos. Ou seja, novas relações jurídicas antes nunca cogitadas irão brotar na realidade rapidamente, de forma complexa e irretroativa, negativa ou positiva. Reformas em quase todas as vertentes do ordenamento jurídico irão acontecer. Pois a evolução da sociedade não pára, muito menos a renovação de valores provenientes de seus respectivos fatos, exigindo dos que estudam e convivem profissionalmente com o Direito uma atenção extraordinária a tudo que começa a existir de forma significativa para o homem. Você precisa estar atento a isso

2 comentários:

Unknown disse...

ae ellison posso ta falando besteira mas tipo acho que mtas dessas coisas já acontecem normalmente!
como imagem real ao vivo sem delay, por exemplo as trasmissões de televisão, via satelite a velocidade é impressionante!
as polícias mais equipadas do mundo tb dispõe de tecnológia de alta velocidade!!
mas a nível de uso pessoal essa velocidade é altamente exagerada hehehehe vcs que jogam iam ficar mto loucos hein!!

um simples pseudo-parnasiano burguês disse...

Concordo com você Jããão! Mas quis mostrar que esse "uso normal" vai entrar na vida de muita gente, e de forma muito mais intensa.

:D